Em um grande movimento que reuniu lideranças indígenas de todo o país, em Brasília, diferentes candidaturas em vários Estados brasileiros foram lançadas na última semana. Entre elas está a da catarinense Kerexu Yxapyry. Ela vai concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PSOL. Kerexu é liderança do povo Guarani e coordenadora executiva nacional da Artriculação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
Continua depois da publicidade
> Leia tudo sobre as Eleições 2022
O anúncio da candidatura ocorreu de forma conjunto com Sonia Guajajara, pré-candidata a deputada federal por São Paulo; e Célia Xakriabá, pré-candidata a deputada estadual por Minas Gerais. Formada em gestão ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Kerexu trabalhou pela homologação da Terra Indígena do Morro dos Cavalos, na Grande Florianópolis.
Primeira indígena vacina
Além da trajetória na luta das questões indígenas, Kerexu também ficou marcada no Estado pela vacinação contra a Covid-19. Ela foi a primeira representante do grupo a ser vacinada, em janeiro de 2021. A catarinense estava entre as três pessoas que participaram de um ato organizado pelo governo do Estado, com a presença do governador Carlos Moisés da Silva, para a imunização das primeiras pessoas em SC.
Leia também:
Zé Trovão vai concorrer a deputado federal pelo partido de Bolsonaro em Santa Catarina
Continua depois da publicidade
Bivar é confirmado pré-candidato à Presidência pela União Brasil, novo partido de Moro