O mundo futebolístico se utiliza da expressão “deu um chapéu” quando quer se referir a um drible, uma antecipação, de um adversário sobre o outro. Foi o que fez o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), nesta terça-feira (15). Ele confirmou a vinda do presidente da República, Jair Bolsonaro, a Santa Catarina nos dias 25 e 26 de junho para visita a obras e também uma motociata no Oeste. Com o anúncio, Rodrigues antecipou-se à programação anunciada pelo senador Jorginho Mello, que prevê para 14 de agosto uma vinda de Bolsonaro a Florianópolis para outro motociata.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Há dias, nos bastidores, tanto o prefeito como o senador tentavam confirmar suas intenções junto ao Palácio do Planalto. Está cada vez mais evidente que ambos querem ficar ainda mais colados ao presidente da República.
Após o anúncio de Jorginho, na segunda-feira, Rodrigues se movimentou e conseguiu confirmar a própria agenda um dia depois, inclusive com a presença de representantes de orgãos federais para a organização dos eventos.
A motociata de 14 de agosto, aparentemente, segue confirmada, em Florianópolis. Mesmo assim, em Chapecó será primeiro e com proximidades territoriais ao RS e PR, que devem ter participantes presentes.
Continua depois da publicidade
Reflexos eleitorais
O que está por trás dessa tentativa de vinculação política ao nome de Bolsonaro é a disputa eleitoral de 2022. Jorginho é pré-candidato ao governo do Estado, enquanto Rodrigues também aparece como alternativa do PSD para a eleição. No entanto, não se descarta nos bastidores que o prefeito de Chapecó tente alçar voos mais altos ao lado do presidente da República.
Leia também
> Prefeito de Gaspar dança ‘Pisadinha’ para incentivar vacinação contra Covid e gera reações
> SC terá novo decreto de combate à pandemia nesta terça; veja como deve ficar
> Florianópolis libera transporte de graça e obriga folga no trabalho para quem for se vacinar