A segunda Reforma Administrativa do governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) está confirmada.
Continua depois da publicidade
O texto enviado para a Assembleia Legislativa (Alesc) e aprovado pelos deputados estaduais foi sancionado por Moisés no último Diário Oficial do Estado de 2021, nesta quinta-feira (30). Com isso, a partir de agora o organograma da gestão do governo estadual passa a ter nova configuração.
As principais passam pela criação da Secretaria-Geral de Governo, a transformação do Detran em autarquia e a abertura de 98 cargos de confiança em diferentes áreas. A secretaria de Segurança deixa de existir e passa a se chamar Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, enquanto a Comunicação volta a ter status de secretaria.
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A nova secretaria do governo Moisés é uma transformação da chefia do gabinete do governador. Na prática, as mesmas funções exercidas pelo coronel Márcio Ferreira, chefe de gabinete, serão as competências da pasta. Ferreira, inclusive, é o novo secretário de Estado com a oficialização da Reforma Administrativa.
Continua depois da publicidade
Os cargos de confiança colocados no projeto, conforme trouxe em primeira mão a colega Dagmara Spautz, deverão ser distribuídos entre Detran, Casa Civil e Secretaria da Fazenda. A maioria terá como função cuidar do fluxo de liberação de verbas aos municípios – parte da estratégia “municipalista” do governo, que tem preenchido os cofres das prefeituras.
Em relação à segurança pública, a alteração confirma o que havia sido feito na primeira reforma, em junho de 2019. À época, Moisés oficializou a sua intenção de fazer um rodízio no comando do setor. Agora a secretaria deixa de existir e dá lugar ao Colegiado comandado pelos chefes de cada uma das corporações.
Veto
O único ponto vetado pelo governador Carlos Moisés da Silva na sanção do projeto foi a criação de uma Coordenadoria Regional de Educação em Colombo. A razão dada é que a criação de órgãos e unidades é de competência do chefe do Executivo.
Leia também:
Show de Gusttavo Lima em Florianópolis teve pessoas barradas por falta de vacinação
Continua depois da publicidade
Região da Lagoa da Conceição vira destino indesejado de motoristas de aplicativo
Cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz terá área comercial; saiba os detalhes