Cercado por deputados estaduais, o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) começou o roteiro pelo Oeste de Santa Catarina para a entrega de pacote de R$ 283 milhões. Logo no primeiro ato, na noite de quarta-feira (21), em Concórdia, Moisés mostrou que foi para a região também para “fazer a festa” dos parlamentares. Pelo menos sete participaram do evento inicial. A expectativa é que até sábado, quando o governador passará por outras seis cidades, 15 deputados estaduais participem das agendas, como havia antecipado o colega Raphael Faraco.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Entre os anúncios estão repasses de emendas parlamentares para os municípios. Isso fez com que o deputado Marcos Vieira (PSDB), por exemplo, fizesse um discurso em Concórdia exaltando a postura de Moisés. Os elogios repercutiram no evento, assim como a postura de aproximação do presidente da Alesc, Mauro de Nadal (MDB), que também se pronunciou no microfone e demonstrou alinhamento ao governador. Outro fato que chama a atenção é a capilaridade política adotada pelo Executivo. No evento havia deputados da “direita”, como PSL e PSDB, por exemplo, e também do PT, como Neodi Saretta.

No evento em Concórdia, o anúncio foi de R$ 70 milhões, entre valores para a duplicação da Rua Tancredo de Almeida Neves, que liga a BR-153 ao Centro da cidade e investimentos na Saúde, Saneamento e Educação, além das emendas parlamentares. O governo ainda autorizou a licitação para a obra de recuperação e ampliação da capacidade da SC-283, no trecho de Concórdia para Arabutã.

A agenda segue nesta quinta-feira com uma visita a Abelardo Luz. Depois a comitiva estará em São Lourenço do Oeste, e termina o dia em Chapecó. Na sexta-feira há mais programação na maior cidade do Oeste, além de ida a São José do Cedro. No sábado agenda prevê anúncios em Maravilha e Itapiranga.

Continua depois da publicidade

Aproximação política

Na prática, a agenda de Moisés na região confirma o que se fala nos bastidores: com o cofre cheio, o governador se aproxima dos deputados. E os parlamentares enxergam a vantagem nesse alinhamento pela capacidade do Executivo de colocar dinheiro nos municípios e permitir que eles mesmos possam aumentar seu capital político junto às lideranças locais.

Leia também:

Professores de SC terão o notebook do governador

Moisés agrada deputado-chave para a Reforma da Previdência antes de audiência pública

Moisés planta árvore com deputado do PT e sinaliza para base com extremos