A infraestrutura de Santa Catarina foi o principal tema abordado por Carlos Moisés da Silva durante a campanha eleitoral de outubro. Depois de eleito, voltou a repetir o tema em entrevistas, inclusive no primeiro mês no cargo de governador. Colocou a área como prioritária em sua gestão e prometeu investimentos com recursos próprios, mesmo diante do diagnóstico ruim das contas do Estado. Moisés insistiu e prometeu melhorar a infraestrutura catarinense.
Continua depois da publicidade
Na entrevista ao colega Claudio Loetz desta terça-feira (26), no entanto, o governador recuou. Perguntado sobre recursos para a área, respondeu: "a condição financeira do Estado não permite. Ainda estamos pagando contas do passado. Não conseguimos provisionar o 13º salário nem em janeiro, nem em fevereiro".
Com essa declaração, a infraestrutura fica em segundo plano para ser encarada de frente a questão financeira. Em entrevista coletiva no dia 2 de janeiro, o governador descartou concessões para a iniciativa privada pela demora na concretização dos processos. Segundo o secretário da Fazenda, Paulo Eli, à época, são dois anos para todos os trâmites burocráticos.
Depois disso, Moisés voltou a tocar no assunto sem descartar a hipótese, principalmente quando o secretário de Infraestrutura, Carlos Hassler, falou em parcerias público-privadas para investimentos no setor. Uma das opções, disse o governador recentemente, seria a inclusão de trechos de estradas estaduais em concessões do governo federal, como ocorrerá com a SC-412, entre Blumenau e Itajaí. Ela será colocada dentro do pacote da BR-470.
Com menos de dois meses de governo, Moisés encara uma realidade diferente daquela planejada e deixa sua prioridade em modo de espera. O problema, porém, é que as condições da infraestrutura do Estado cobram melhorias urgentes. Como exemplo estão aí as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. O governo usará recursos próprios contando que conseguirá remanejar valores de financiamentos. O cobertor é curto, mas a exigência é longa.
Continua depois da publicidade