Os praças militares de Santa Catarina reagiram ao ambiente de bastidor na Assembleia Legislativa (Alesc) que se mostra preocupado com o projeto do plano de promoção de praças que o governo deve enviar aos deputados nos próximos dias. A categoria rechaça que a pauta seja uma “bomba”, como descrito pela coluna nesta sexta-feira (17), e acredita na aprovação nos próximos dias. A mesma sensação é compartilhada pelo comando da Polícia Militar (PM-SC) e do Corpo de Bombeiros, que participaram diretamente da construção da proposta.
Continua depois da publicidade
Leia todas as notícias de Ânderson Silva
Em posicionamento enviado à coluna, a Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc) afirma que o Projeto de Lei de Promoções das Praças é uma pauta em discussão há alguns anos e que sua recente movimentação ocorreu com iniciativa do próprio Governo do Estado, através dos Comandantes Gerais da PMSC e CBMSC. Uma assembleia da Aprasc discutiu a proposta e terminou com mais de 85% de aprovação pelos associados.
A entidade ainda destaca que os deputados foram visitados, tanto pela associação como pelos comandantes-gerais da corporações, para pedir apoio ao texto e discutir a proposta: “A Aprasc destaca que defende a aprovação do PL em seu texto na íntegra, conforme finalizado durante as tratativas de sua construção sem qualquer tipo de emenda ou medida que resulte no atraso de sua tramitação, aprovação e sanção”.
Continua depois da publicidade
Além disso, a associação também diz que “causa estranheza que no momento da tramitação de projeto que defende um anseio histórico dos Militares da base, o receio de polêmica venha à tona”.
Clima nas corporações
O governo ainda avalia se realmente enviará o projeto do plano de promoções dos praças na semana que vem. No entanto, o clima nos comandos das corporações é de expectativa pelo envio e aprovação. A mobilização dos últimos meses faz com que tanto a PM quanto o Corpo de Bombeiros acreditam que não há obstáculos para que o texto seja aceito pelos parlamentares.
Leia também:
Cassado em SP, Arthur Mamãe Falei vem a SC para luta de MMA; entenda
Deputados temem “pauta-bomba” com envio de projeto dos militares para a Alesc
Valor da passagem de ônibus vai aumentar na Grande Florianópolis