As declarações dadas pelo senador Dario Berger (MDB) na última semana à coluna agravam uma crise interna no partido em Santa Catarina para a escolha do candidato ao governo em 2022. Dario disparou contra o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, e contra o deputado federal Celso Maldaner, que disputam com ele internamente a pré-candidatura.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O senador chamou os adversários de “traços” por conta dos resultados recentes de pesquisas eleitorais. Pelos prazos estabelecidos pelo MDB, prévias para a escolha do candidatos ocorrem em 19 de fevereiro de 2022. Maldaner, entretanto, espera que ocorra um acordo até o final de dezembro. Caso contrário, os diretórios serão chamados a votar em fevereiro. Mas, pelo visto, até lá o clima será tenso.
“Disputo com eles o que quiserem… corrida de bicicleta… o que quiserem. Se eu perder para eles, não mereço ser candidato. E, sinceramente, acho que eu ganho”.
DARIO BERGER, senador e pré-candidato do MDB ao governo de SC ao falar sobre os adversários dentro do partido
E Moisés?
Celso Maldaner admite que vai convidar oficialmente o governador Carlos Moisés da Silva a se filiar no MDB. Mas o convite será restritivo: “vou chamá-lo para encerrar o governo no MDB e sair aplaudido”, afirmou o deputado federal à coluna. Caso Moisés queira tentar a reeleição, vai ter que antes antes disputar dentro do partido. Pelo tom de Maldaner, o governador não entra com a candidatura confirmada, e ainda teria que buscar o espaço num ambiente altamente conturbado.
Continua depois da publicidade
DIRETAS
> O governador Carlos Moisés da Silva esteve em Brasília durante a semana. Mas não foi para trabalhos do governo. O motivo, aliás, ninguém fala oficialmente. A agenda secreta teria envolvido uma conversa política de olho na filiação de Moisés para 2022.
> Marcha: impressiona a quantidade de prefeitos e vereadores de SC que circulam pelo Congresso atrás de emendas dos deputados.
Leia também:
Pacotão do novo salário dos servidores de SC vai à Alesc na próxima semana
Projeto do salário dos professores de SC terá novos valores; veja os detalhes
Controladora do voo da Chapecoense coloca autoridades da Bolívia na mira de CPI
Delimitação do Parque Nacional de São Joaquim se aproxima de uma conciliação