O deputado estadual Mauro de Nadal (MDB) será eleito presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A votação ocorre nesta segunda-feira, 1º de fevereiro de 2021, às 14h, no Palácio Barriga Verde. Esta é a segunda tentativa do emedebista de chegar à presidência do Parlamento catarinense. Na primeira, em 2018, o partido perdeu o espaço após um racha interno entre Nadal e o deputado Valdir Cobalchini (MDB). Desta vez, porém, os emedebistas chegaram a um acordo e Nadal terá sua condução ao cargo confirmada logo mais.
Continua depois da publicidade
Com voto aberto, eleição para presidente da Alesc não tem disputa há 16 anos
Na eleição da presidência da Alesc de 2019, Julio Garcia (PSD) foi eleito por unanimidade. Com a perda de espaço, o MDB ficou na 1ª vice-presidência, cargo ocupado por Nadal. Nos dois anos da gestão de Julio, o emedebista foi visto por diversas vezes comandando sessões nos intervalos em que o pessedista deixava a cadeira por compromissos. Inclusive, coube a Nadal comandar a sessão que votou o afastamento de Julio Garcia do cargo e a prisão preventiva que foram determinações da Justiça Federal dentro da operação Alcatraz, no dia 21 de janeiro.
O emedebista de 49 anos foi prefeito de Cunha Porã, no Oeste de Santa Catarina, por duas vezes, e está na segunda legislatura. Passou pela presidência da Comissão de Constituição e Justia (CCJ), a mais importante da Casa. Dentro do MDB da Alesc, mostrou-se habilidoso politicamente e com credenciais para disputar nas duas vezes a presidência da Assembleia.
Na primeira, quando teve como adversário Cobalchini, enfrentou um dos nomes mais fortes do partido no Estado. E saiu como o aval interno para concorrer. Mas o partido perdeu o espaço. Nesta segunda vez, Natal decidiu ceder o segundo ano de mandato ao colega Moacir Sopelsa (MDB), que também tinham intenções de concorrer. Nos bastidores cogitava-se que a nova divisão emedebista poderia gerar novamente a perda da presidência ao partido.
Continua depois da publicidade
Com Mauro de Nadal, MDB comandará Alesc pela quinta vez
Com o entendimento entre ambos, o MDB ficará dois anos à frente da Alesc, assim como o Oeste catarinense também terá representantes na linha de frente do Parlamento. Sopelsa também tem sua base eleitoral na região.
Pauta da Alesc
O novo presidente da Assembleia terá em 2021 um tema importante para coordenar a tramitação. O governo Carlos Moisés da Silva deve enviar em breve o novo texto da Reforma da Previdência. Há expectativa se Moisés falará sobre isso na sua mensagem anual durante a primeira sessão da Alesc no ano, nesta terça-feira (2).
Caberá a Nadal a mesma articulação que deu certo dentro da bancada do MDB para que a tramitação do projeto seja, principalmente, propositiva. O tema certamente suscitará longos debates, assim como foi em 2020, quando o governo decidiu retirar a proposta.
Leia mais:
Adesão do MDB ao governo Moisés se restringe à bancada na Alesc