Está na pauta do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) a ação de investigação que pede a cassação do mandato do deputado federal Fábio Schiochet (União-SC). A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta é a relatora do caso. No dia 27 de fevereiro, às 17h, vai se iniciar o julgamento do caso. A inclusão na pauta ocorreu na noite desta sexta-feira (2). O pedido de cassação foi feito, inicialmente, pela defesa de Ricardo Alba (União), primeiro suplente, que tem Rodrigo Fernandes como advogado na ação.

Continua depois da publicidade

Prisão do 18º prefeito de SC não tem relação com a operação Mensageiro

Outra pessoa que está de olho na disputa é Coronel Armando, primeiro suplente do PL, que também pede a cassação e ainda alega que deve ser ele o novo deputado federal e não o suplente do União Brasil. O tema deve render debates intenso no TRE-SC e se resolver definitivamente somente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

A defesa de Alba alega abuso de poder econômico por parte de Schiochet durante a campanha eleitoral de 2022. Segundo a ação, o candidato eleito teria usado recursos do fundo eleitoral do partido que seriam destinados aos deputados estaduais em benefício próprio.

O advogado de Schiochet é Wilson Pereira Júnior, o Tiji, que atuará contra o pedido de Alba e contra a cassação do mandato do deputado federal.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Alesc relança concurso público que havia sido suspenso; veja salários