O mapa de risco da Covid-19 do jeito que o catarinense conhece vai passar por uma grande mudança nesta segunda-feira (16). Na prática, o modelo regionalizado deixa de existir. Ele será substituído por uma formato municipal. Cada uma das cidades de Santa Catarina terá uma matriz conforme o cenário epidemiológico local. A troca de formato foi confirmada no sábado (16), quando a secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou o último mapa por região. Atualmente, todas as regiões estão no melhor nível, o moderado.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A nova ferramenta do Estado se chamará “Matriz de Alerta Epidemiológico”. De acordo com a SES, ela trará indicadores de casos, hospitalizações, óbitos e cobertura vacinal para Covid-19 em cada um dos 295 municípios catarinenses.

Assim, vai ser possível cada cidadão identificar em que nível de risco está classificado o seu município, servindo como parâmetro para que “ele possa adotar medidas não farmacológicas de prevenção contra a Covid-19 de acordo com a realidade local, como manter o distanciamento físico, evitando locais com aglomeração, buscando ambientes ventilados e utilizando máscaras sempre que os níveis de risco municipal assim recomendar”.

Leia também

OMS decide manter classificação da Covid-19 como pandemia​

Continua depois da publicidade

Reforço vacinal contra Covid reestabelece nível de imunidade, mostra Fiocruz