Com exceção do transporte coletivo, as medidas restritivas nas maiores cidades da Grande Florianópolis foram prorrogadas. Por mais 14 dias estão em vigor as regras contra o coronavírus em Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu. Os ônibus, porém, voltam a circular nesta segunda-feira, conforme liberação do governo do Estado.
Continua depois da publicidade
A decisão de prorrogação na região da Capital foi tomada sexta-feira à tarde pelos prefeitos Gean Loureiro, Adeliana Dal Pont, Camilo Martins e Ramon Wollinger. A proposta é que as liberações somente sejam feitas quando a curva do coronavírus não estiver mais na ascendente.
> Praias de Florianópolis registram aglomerações no domingo de Dia dos Pais
A decisão considerou que “a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de continuar o trabalho de controlar a disseminação da doença”, segundo decreto publicado na sexta-feira.
Dentre as regras que permanecem em vigor nos quatro municípios está a proibição de “realização de atividades físico-desportivas de forma individual e coletiva nos ambientes ao ar livre, como parques, praias, calçadões, Avenida Beira-mar, ficando permitido apenas o trânsito de pedestres e o trânsito de bicicletas com a finalidade de deslocamento”.
Continua depois da publicidade
Os estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes continuam abertos, mas com as mesas regras de ocupação e cuidados sanitários.
> Máscaras obrigatórias: entenda quando usar e como funciona a multa na Capital
Domingo de fiscalização em Florianópolis
Neste domingo, a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) fiscalizou o decreto da Capital e encontrou pessoas nas praias. Os relatos dos agentes são de pontos como Sambaqui, Mole e Canajurê. Nestes locais havia banhistas na areia. Eles foram orientados e deixaram os locais. Na imagem acima, porém, havia pessoas na praia do Morro das Pedras, no Sul da Ilha, na tarde deste domingo.
Leia também:
Linha do tempo: SC entra no quinto mês de pandemia com crescimento de casos