A comitiva de Santa Catarina que está em Portugal, nesta semana, foi até o porto de Sines, considerado o maior espaço portuário do país português. Durante o encontro, as autoridades catarinenses assinaram um protocolo de intenções de parcerias com os representantes locais.
Continua depois da publicidade
Além do governador do Estado, Jorginho Mello, e dos secretários que fazem parte da comitiva, estiveram no ato o CEOs dos portos de Itapoá e Navegantes, que são dois dos principais terminais catarinenses.
Os membros da comitiva de SC ficaram impressionados com o plano logístico dos portugueses para o desenvolvimento do porto de Sines. Diferentemente do que se vê em terras catarinenses, no porto português o transporte dos produtos que entram e saem é feito, majoritariamente, por meio ferroviário.
Isto, inclusive, impacta no cenário da região. Pouco se vê caminhões de carga circulando pelas estradas, o que em SC é totalmente diferente. Pelo encontro e pelas constatações dos catarinenses, ficou nítido que o Estado ainda precisa avançar na infraestrutura.
Por outro lado, tanto o porto de Navegantes como o de Itapoá já se igualam, e até superam, as movimentações feitas em Sines. Sinal de que as operações funcionam bem em SC, mas ainda precisam de avanços estruturais de logística.
Continua depois da publicidade