A liberação das praias deve ser oficializada nesta sexta-feira (18) em Santa Catarina. A tendência é que ela seja incluída no texto que permite o funcionamento de eventos sociais e parques temáticos, anunciado pelo governador Carlos Moisés da Silva nesta quinta (17). O governo do Estado confirmou que a publicação do texto ocorre até o final do dia, além da inclusão das praias. À noite, Moisés estará em Balneário Camboriú para o lançamento do projeto Verão Seguro, com as diretrizes para a temporada no Estado.

Continua depois da publicidade

Praias em Santa Catarina deverão ter máscara obrigatória e distanciamento entre guarda-sóis

O decreto que fará as liberações deve vir precedido de portarias da secretaria de Saúde para o regramento de uso dos espaços, como é o caso das praias. Durante a visita a Blumenau, na quinta (17), Moisés comunicou os empresários da região sobre a abertura de eventos. O decreto estava pronto, mas precisou de ajustes e a decisão foi de incluir outros setores que seriam liberados nos próximos dias.

SC tem mais 96 mortes por coronavírus; total de óbitos se aproxima de 4,6 mil

Faltam ajustes finais. Eles serão feitos durante o dia antes da assinatura do governador e de secretários. A vigência dependerá do que vai constar no documento. Há duas possibilidades: uma de que seja imediata e outra de que entre em vigor na próxima segunda-feira, dia 21 de dezembro.

Continua depois da publicidade

Maioria no STF permite que Estado imponha restrições a quem não tomar vacina contra Covid-19

Até esta sexta-feira, o acesso às praias é permitido apenas para atividades físicas, tanto na areia quanto na água. Com a liberação, o regramento vai autorizar a permanência das pessoas no espaço com regras.