As negociações em Brasília para que as fronteiras de Santa Catarina com a Argentina sejam liberadas para os turistas estrangeiros avançaram. Uma conversa nesta terça-feira (23) entre o senador Jorginho Mello (PL) e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, teve a sinalização do governo federal de que a portaria para a mudança nas regras está praticamente pronta. No entanto, ainda falta o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Continua depois da publicidade
Jorginho procurou o órgão técnico para discutir a questão. Uma reunião deve ocorrer ainda nesta semana. A expectativa do senador era de que a portaria já tivesse sido publicada. Todos os demais órgãos envolvidos já sinalizaram para a liberação.
A grande preocupação do momento é com a proximidade da temporada de verão. Como turistas estrangeiros são esperados nas praias catarinenses, há o temor de que as barreiras dificultem a entrada em SC.
Pela sinalização de Queiroga a Jorginho, a liberação deve ocorrer com imposição da apresentação de testes de Covid. A vacinação não será exigida.
Santur aciona a Anvisa
Os esforços pela abertura das fronteiras também envolvem a Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur). O órgão enviou um ofício à Anvisa pedindo a liberação das atuais regras com a alegação de que o Estado tem uma boa situação em relação ao número de vacinados, diminuição dos casos e, principalmente, de mortes.
Continua depois da publicidade
Atualmente, na região de Dionísio Cerqueira, que é o principal acesso catarinense dos turistas estrangeiros, somente está autorizada a circulação de moradores das cidades que compõem a fronteira.
Leia também
“Se tirar o Centrão, pra onde é que eu vou?”, questiona Bolsonaro
Recuo de Bolsonaro no PL embaralha disputa pelo governo de SC
Bolsonaro estável, Lula e Moro em alta: veja a popularidade digital dos pré-candidatos