Ainda em fase inicial, um projeto da prefeitura de Palhoça começou a instalar sensores nas latas de lixo. Os equipamentos vão monitorar a quantidade de material depositado dentro dos contentores do programa LimPalhoça. Desta forma, o município é avisado quando os recipientes estão ficando cheios. Segundo a prefeitura, nesta primeira fase, 10 sensores são usados como forma de teste do sistema na região da Pedra Branca.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Na prática, antes de ir até o local, os profissionais conseguem visualizar, via central de monitoramento, a quantidade da lixeira que está sendo ocupada. A intenção do município é evitar que os contentores fiquem sobrecarregados de lixo e ainda vai proporcionar a redução das despesas com as equipes e com deslocamento de viagens desnecessárias.

A proposta da prefeitura é expandir o projeto para o restante da cidade com o desenvolvimento de um sistema interligado com o núcleo de telegestão implantado pela Prefeitura de Palhoça no Centro de Controle Operacional (CCO), que monitora o parque de iluminação pública do município.

Leia também:

Continua depois da publicidade

SC-403, em Florianópolis, vai ter novo visual; veja fotos