A discussão sobre a implantação de ponto eletrônico para registro de presença dos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ganhou um novo capítulo. Em despacho de 2 de agosto deste ano, o juiz federal Alcides Vettorazzi, responsável pela 2ª Vara Federal de Florianópolis, deu prazo de 30 dias úteis para que a instituição apresente a comprovação de que cumpriu uma decisão de condenação judicial para a “implantação de sistema eletrônico de ponto dos seus servidores”.
Continua depois da publicidade
FOTOS: Famosa praia de Florianópolis terá novo ponto turístico
Em caso de descumprimento, pode haver “pena de imposição de multa a ser arbitrada pelo Juízo sem mais aviso prévio”. A decisão partiu de um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que entrou na Justiça no caso originário para que a UFSC fosse obrigada a implantar o modelo de ponto eletrônico para os servidores.
No despacho de 2 de agosto, o juiz federal fundamentou assim a decisão: “De fato, arrasta-se ano após ano este processo em fase de execução embora não haja mais pandemia tampouco restrições orçamentárias, razoável que a Administração da autarquia universitária, sem mais protelações, ainda que
eventualmente não tenha dado causa a elas, honre um título judicial transitado em julgado em seu desfavor”.
Em resposta a um pedido da coluna, a UFSC se manifestou sobre a decisão judicial. O texto diz: “A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sustenta que o sistema de Controle Social adotado pela instituição, para verificação de frequência e assiduidade dos servidores, se adequa ao que propõe o Ministério Público Federal, pois é uma forma de controle eletrônico de frequência. Isso será demonstrado no curso do processo”.
As discussões, entretanto, devem seguir. Ainda no pedido do MPF feito à Justiça Federal para a que UFSC fosse obrigada a cumprir a decisão de condenação para a implantação do ponto eletrônico, a Procuradoria alegou que o Controle Social não se adequa ao exigido: “Não é de conhecimento deste denunciante o que a Justiça respondeu para a Universidade, mas é de conhecimento da comunidade universitária o início da utilização do Controle Social na UFSC, controle este que atualmente é proposto pela utilização de uma planilha em Excel, isto é, nada diferente da folha ponto já utilizada pelos servidores da UFSC”.
Continua depois da publicidade
Imagens aéreas mostram novo viaduto da BR-101, na Grande Florianópolis