Avançaram nas últimas semanas as conversas que colocam o deputado estadual Julio Garcia (PSD) como nome forte para assumir a presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A possibilidade teria o aval, inclusive, do governador Jorginho Mello (PL). Os dois estiveram juntos em mais de uma oportunidade nos últimos dias. Diante do impasse político que envolvendo Mauro de Nadal (MDB) e Zé Milton (Progressistas), a própria bancada do PL na Alesc já reconhece que a “terceira via” chamada Julio Garcia pode ter o apoio do partido. Até então, o nome do deputado que foi presidente da Casa por três vezes orbitava somente como alternativa, o que agora se tornou uma realidade.
Continua depois da publicidade
Os arranjos, no entanto, ainda precisam acomodar tanto Nadal como Zé Milton. As conversas envolvem os próprios partidos de ambos. Nadal, por exemplo, teria sido procurado para assumir a secretaria de Infraestrutura, mas ele negou a oferta. Assim, Jorginho contemplaria o MDB e tiraria o partido da briga pela Mesa Diretora.
Já em relação ao Progressistas, de Zé Milton, há a possibilidade de que Silvio Dreveck assuma a secretaria de Desenvolvimento Econômico, que terá mudança de nomenclatura para Indústria e Comércio. A intenção do governador também seria contentar os partidos para não envolvê-los na presidência da Assembleia.
Entretanto, o que se diz nos bastidores é que tanto Zé Milton como Nadal não arredam o pé, e assim pretendem fazê-lo para disputar efetivamente a presidência.
Leia também:
Continua depois da publicidade
Enquanto ninguém se entende na Alesc, Julio Garcia cresce na cotação para voltar à presidência