Publicação do jornal A Tarde, de 25 de junho de 1947, mostra que o descaso com a ponte Hercílio Luz é histórico. Recorte obtido pelo colega Raphael Faraco mostra um discurso do então deputado Paulo Fontes, na Assembleia Legislativa, em que o parlamentar pede providências para a manutenção e a iluminação da Velha Senhora. É bom lembrar que naquele ano a estrutura tinha 21 anos de inauguração.

Continua depois da publicidade

Além de fazer um discurso em defesa da estrutura, Fontes apresentou uma indicação para pedir ao Estado providências. Na questão da iluminação, ele relata que o sistema foi diminuído como um sistema de prevenção às cidades por conta da Segunda Guerra Mundial. Como as batalhas haviam terminado havia dois anos, o deputado pediu o restabelecimento do serviço no local.

Em seu relato, o deputado cita o relatório assinado por dois engenheiros, que à época encontraram pontos de melhoria na estrutura. Ao caminhar pela ponte, por exemplo, era possível ver a ferrugem tomando conta. Um relato que mostra o tamanho do problema enfrentado pela Velha Senhora desde os primeiros anos de funcionamento.