A terceira missão internacional do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, desde que assumiu o atual mandato, começa nesta segunda-feira (8). Ele embarca no final da manhã para Guarulhos (SP), onde faz a conexão para Lisboa, na metade da tarde. A previsão é que o voo chegue em Portugal por volta de 5h20min de terça-feira, no horário local. O governador irá acompanhado de uma comitiva formada por secretários de Estado, deputados e representantes da sociedade civil. Este colunista acompanhará a viagem, que se estende até domingo (14), com os custos arcados pela NSC.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Na chegada a Lisboa, a comitiva será recebida para um café da manhã na residência oficial do embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro. Empresários portugueses dos setores de turismo e infraestrutura também participam do encontro. À tarde, a comitiva segue para o Centro Operacional 112 Sul, que é o modelo de central única de atendimentos de emergência que Jorginho pretende implantar em Santa Catarina. Depois, o governador se reúne com o ministro da Economia da Portugal, Pedro Reis. O dia termina com um encontro no Wolrd Trade Center (WCT) Lisboa.

Já na quarta-feira, a agenda prevê pela manhã uma visita à sedes da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e do Instituto Nacional de Emergência Médica. À tarde, o grupo segue até a Câmara Municipal de Lisboa. O presidente do órgão, Carlos Moedas, receberá a comitiva. No final do dia, Jorginho e a missão vão até a sede da TAP Airlines, companhia que fará a ligação direta entre Florianópolis e Lisboa, a partir de setembro. O CEO da TAP, Luís Rodrigues, será o anfitrião.

Na quinta-feira, a agenda ocorre no porto de Sines, considerado o maior terminal artificial de Portugal. O CEO do local receberá a comitiva. Depois, será feita uma visita guiada ao terminal. Já na sexta-feira, Jorginho será recebido pelo presidente do parlamento português, José Pedro Aguiar-Branco. Em seguida, a missão segue para Porto, onde tem agenda com o presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira. O grupo também vai até o aeroporto Francisco Sá Carneiro, considerado o melhor terminal aeroportuário da Europa.

Continua depois da publicidade

Por fim, no sábado, haverá uma visita ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Fátima, seguida de uma ida até Nazaré. A cidade é conhecida mundialmente pelas ondas gigantes, e tem uma parceria de cidade-irmã com Jaguaruna, no Sul de SC. No domingo de manhã, dia 14, a comitiva inicia o retorno a Santa Catarina, com conexão no Rio de Janeiro.

Quem vai

Além do governador Jorginho Mello, a missão internacional vai contar com os secretários de Estado da Articulação Internacional, Paulo Bornhausen; do Planejamento, Edgard Usuy; da Segurança Pública, Flávio Graff; de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins; da Comunicação, João Paulo Gomes Vieira, e os secretários adjuntos do Turismo, Catiane Seif; e da Casa Militar, Tenente-coronel, Igor de Castro.

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) e o deputado estadual Estêner Soratto também viajam. Asim como o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, o CEO do Porto de Itapoá, Cássio Schreiner, o diretor da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, e os empresários Antonio Luz e Wilfredo Gomes.