O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), vai a Brasília nesta terça-feira (10). A intenção inicial dele não era viajar por conta das enchentes que atingem o Estado, mas a ida se tornou inevitável. A pauta principal será a Reforma Tributária, que tramita no Senado. Há semanas Jorginho tenta um encontro dos governadores do Sul com o relator, o senador Eduardo Braga. Como Braga pretende concluir o texto após o feriado, o governador decidiu fazer um bate e volta. O retorno deve ocorrer ainda nesta terça (10).

Continua depois da publicidade

Antes do encontro com o senador que está com o relatório da Reforma Tributária, os governadores do membros do Codesul (SC, RS, PR e MS) vão se reunir na secretaria de Articulação Nacional do governo de Santa Catarina, em Brasília. A agenda será às 13h.

Eles devem discutir a emergência climática, bem como apreciar os resultados do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) relativos ao segundo trimestre. Está prevista ainda a análise da possível criação de linhas subsidiadas pelo banco para microempresas, incluindo aquelas afetadas pelos desastres naturais.