O último debate entre os candidatos ao governo de Santa Catarina, na NSC TV, se iguala ao que tivemos na campanha eleitoral deste segundo turno. Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL) começaram a corrida pelo governo, na rádio e TV, num clima ameno, mas com o passar do tempo esquentaram os confrontos. Foi justamente o que se viu na noite de quinta-feira (27), no estúdio A da NSC TV.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Os dois primeiros blocos tiveram um candidato do PL numa posição confortável, numa clara estratégia de evitar conflitos. Já o petista disparava pequenas alfinetadas, mas todas relacionadas à conexão política entre Jorginho e Bolsonaro. Como não houve confrontos, foi possível ouvir os candidatos sobre temas importantes. Eles debateram sobre combate à corrupção, desenvolvimento regional, novos modais de transporte, agronegócio e saúde.
O clima passou a esquentar ao final do segundo bloco, quando Décio questionou Jorginho sobre democracia e os casos de assédio eleitoral no Estado. O candidato do PL defendeu a democracia, mas colocou em xeque as denúncias feitas sobre empresários que estariam pedindo votos a funcionários.
Como foi o último debate entre Décio e Jorginho antes do 2º turno
Continua depois da publicidade
No terceiro bloco, porém, houve confronto mais direto. Mesmo sendo um espaço com temas sorteados pelo mediador Fabian Londero, Décio e Jorginho não evitaram o confronto. Como se diz no futebol, “ninguém tirou o pé”. O senador cutucou o ex-deputado federal ao falar sobre o candidato à Presidência da República e ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e a relações dele com outros países. Décio reagiu, e ali se estabeleceu um conflito.
Com a chegada do quarto bloco em temas livres, os dois voltaram a se enfrentar, mas novamente em torno de Lula e Bolsonaro. Jorginho criticou a gestão petista no governo federal. Décio foi no sentido contrário para reclamar das decisões do atual presidente da República. Coube ao petista procurar mais o conflito. Já o senador ficou novamente numa zona de conforto, se sobressaindo em poucos momentos.
“Tropa de choque” do último debate de SC é formada por familiares e políticos aliados
Por fim, nas considerações finais, os dois se firmaram nas raias que os trouxeram até aqui: Jorginho com Bolsonaro e Décio com Lula. Ao mesmo tempo, conseguiram se projetar como figuras próprias ao falar das propostas para o Estado. Num resumo geral, pode-se concluir que os dois fizeram um debate à altura do cargo que buscam, mesmo sem deixar os conflitos de lado.
Fotos mostram cena inusitada entre Jorginho e Décio antes do último debate em SC
Veja fotos do debate
Continua depois da publicidade