O governo de Santa Catarina vai mesmo implantar o modelo de “bico oficial” no Estado para que policiais possam atuar nas escolas nas horas de folga. Como a coluna publicou no começo da semana, a PM já aprovou a alternativa internamente. Nesta quarta-feira (19), em entrevista à NSC, o governador Jorginho Mello confirmou que vai colocar em prática o método já usado em São Paulo e no Rio de Janeiro para diferentes tipos de ação por parte dos policiais.
Continua depois da publicidade
PM planeja implantar o “bico oficial” para ter policiais nas escolas em SC
Jorginho avaliou o programa Escola Segura, implantado por ele para que policiais aposentados interessados em voltar ao trabalho pudessem fazer a segurança nas unidades escolares catarinenses. O governador diz que 40% das vagas estão preenchidas por policiais militares. Segundo ele, a Polícia Civil também está chamando aposentados, e Corpo de Bombeiros fará o mesmo, mas precisará treinar os agentes porque eles não atuam om armas.
A expectativa do governador é que até o final do ano, “ou antes disso”, o modelo chegue a 70%/80% de vagas preenchidas.
– Depois, vamos proporcionar que o policial na hora de folga, possa ir à escola. É um bico legal para que ele possa prestar seu serviço preenchendo também sua carga horária.
Continua depois da publicidade
O “bico oficial” nas escolas já circula nos bastidores da corporação há alguns dias. A PM-SC chegou a publicar no site oficial um texto sobre a modalidade, que teria sido aprovada pelo comando-geral. No entanto, o texto foi removido.
Leia também:
Projeto de lei que permite policiais armados em escolas de SC é aprovado pela Alesc