Os aprovados no mais recente concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) vão ser convocados pelo governo do Estado. Em anúncio feito nesta segunda-feira (12), o governador Jorginho Mello (PL) confirmou a contratação de 265 servidores, sendo 250 praças e 15 oficiais. A medida “fura” o Programa de Ajuste Fiscal (Pafisc) do próprio governo, que não previa contratações de servidores entre 1º de maio de 2023 e 1º de maio de 2024.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de SC por WhatsApp
A medida já era ventilada nos bastidores, como a coluna publicou na semana passada. O governador foi procurado nas últimas semanas pelo comando-geral dos Bombeiros sob a justificativa de que a corporação precisava da recomposição de efetivo já de olho na operação Veraneio. Como a formação dos praças é de, em média, nove meses, até o final do ano o novo efetivo já estaria à disposição para o estádio nas praias do Litoral Catarinense.
Agora confirmada, a nomeação efetiva deve ocorrer em julho, como programado no cronograma do concurso público: “Essas entregas vão melhorar ainda mais o desempenho do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina que já presta um serviço de excelência para a nossa sociedade. Além disso, é com muita honra que anuncio a chamados dos aprovados, para fortalecer a corporação”, disse Jorginho no evento desta segunda-feira no Corpo de Bombeiros.
Pressão de outros órgãos
Como era de se esperar, logo após anunciar que vai contratar servidores dos Bombeiros, o governador passou a ser alvo de aprovados em outros concursos. O maior movimento está na Polícia Científica, que tem um concurso com concursados à espera de nomeação.
Continua depois da publicidade
Até esta segunda-feira, a única exceção de contratação de servidores em relação à regra do Pafisc havia sido feita na Polícia Penal, com 465 policiais penais chamados em maio. À época, Jorginho disse que somente a corporação teria a exceção concedida.
Leia também:
Governo de SC sofre pressão para “furar” plano de ajuste fiscal e nomear concursados