O julgamento daquele que deve ser o último recurso do senador Jorge Seif (PL-SC) no pedido de cassação contra ele no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), nesta terça-feira (23), terminou com uma multa. A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, relatora do caso, votou contra a argumentação dos advogados e ainda aplicou uma sanção ao político por entender que o recurso foi protelatório. Os outros seis juízes do Tribunal votaram no mesmo sentido.
Continua depois da publicidade
Cassação de Seif chega ao último capítulo em SC e abre nova temporada em Brasília
Na prática, o entendimento do TRE-SC foi justamente no mesmo sentido do que se ventila nos bastidores, de que a defesa de Seif tenta estender o prazo de chegada do caso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Lá, como a coluna já antecipou, o cenário é desfavorável a ele com tendência de cassação do mandato.
A multa aplicada pelo TRE, nesta terça-feira, foi de um salário-mínimo, que em 2024 é de R$ 1.412,00. A partir de agora, o caso deve ser enviado ao TSE, conforme pedido que será feito pelo PSD, que entrou com a ação de cassação do mandato.
A coluna procurou a defesa de Seif, no começo da manhã desta quarta-feira (24), e aguarda um posicionamento sobre a decisão e os próximos passos.
Continua depois da publicidade