O que era esperado nos bastidores se confirmou: o ministro catarinense Jorge Mussi anunciou aposentadoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em sessão da 5ª Turma do órgão, nesta terça-feira (13), ele comunicou aos colegas sobre a decisão. Com isso, uma vaga se abrirá no STJ, e já há um nome forte em Santa Catarina para a disputa: é João Henrique Blasi, atual presidente do Tribunal de Justiça catarinense.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Blasi terá, inclusive, o apoio de Mussi para estar entre os três mais votados dentro do próprio STJ, num processo que deve começar em fevereiro de 2023. Por outro lado, o catarinense não terá vida fácil para levar a vaga.
Outros dois nomes despontam como fortes: Elton Leme, desembargador do Rio de Janeiro, é Carlos Vieira Von Adamek, desembargador em São Paulo. Leme tem, nos bastidores, o apoio de de Gilmar Mendes, ministro do STF, enquanto Adamek conta com apoio de Dias Toffoli, também ministro do STF.
A escolha final do novo ministro caberá ao presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. O ambiente politico também deverá interferir na definição.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Moisés e Eron Giordani se reaproximam na reta final do governo