Uma das referências em atendimento privado de saúde em Florianópolis, o hospital Baía Sul zerou as internações por Covid-19 pela primeira vez em 16 meses. Os dados desta segunda-feira (12) mostram que não há nenhum paciente com a doença ou com caso suspeito. Em abril deste ano, a unidade chegou a dobrar a capacidade de oxigênio para atender a demanda, além de ocupar todos os espaços possíveis dentro da unidade para a montagem de UTIs.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Segundo o diretor-presidente da unidade, Sérgio Marcondes Brincas, “após mais de 8 mil pacientes confirmados atendidos na Unidade de Pronto Atendimento ao longo de 2020 e 2021, com mais de 800 internações e mais de 640 altas, podemos comemorar a previsão de um futuro melhor”. Brincas aponta o avanço da vacinação como um dos principais motivos para a melhor do cenário catarinenses.

Em março, durante entrevista à coluna, Brincas relatou que o hospital precisou fazer ampliações por conta do crescimento dos atendimentos na segunda onda da Covid-19 em Santa Catarina. Naquela época, a unidade atingiu o limite da capacidade. Havia 90 leitos abertos com redimensionamento da sua estrutura e ampliação da capacidade de atendimento para pacientes com o novo coronavírus. O número de respiradores aumentou de 27 para 42, os leitos de UTI para pacientes Covid passaram de 15 para 37 e a Unidade de Internação Clínica para a Covid-19 foi ampliada para um total de 42 leitos.

Quatro meses depois, entretanto, o cenário é diferente. Os números deste início de semana mostram um cenário muito mais favorável no hospital.

Continua depois da publicidade

– Essa é uma vitória coletiva, conquistada através do engajamento da sociedade e do processo de imunização, que são fundamentais para conter o contágio pelo vírus. Com o avanço da vacinação e a manutenção de medidas preventivas, a perspectiva é ainda melhor – finaliza o diretor-presidente.