O inquérito que apura o caso do homem flagrado com uma camiseta com símbolo nazista pendurada em sua residência, em São José, na Grande Florianópolis, foi concluído pela Polícia Civil. Ele foi preso em flagrante pela Polícia Militar (PM) no último domingo, mas solto depois de audiência de custódia no Judiciário. O relatório do delegado Deonir Trindade foi finalizado nesta quinta-feira (23).
Continua depois da publicidade
O homem de 55 anos responderá por descriminação relacionada ao nazismo, que também é conhecida como apologia ao nazismo. A pena prevista para este crime é de dois a cinco anos de prisão.
– Ele se declara nazista por conta de uma desavença comercial que teve com um judeu. O fato que chama atenção é o discurso de ódio – afirma o delegado sobre o depoimento do indiciado.
Os agentes da Polícia Civil cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa dele, no bairro Forquilhinha. Lá foi encontrada uma segunda camiseta com símbolo nazista, além de livros. Os materiais eletrônicos dele serão analisados pelo Instituto Geral de Perícias (IGP).
Mesmo solto, o homem precisará cumprir medidas cautelares impostas pela Justiça para evitar uma nova prisão. Uma das restrições é a proibição de se envolver em novos crimes. O caso de apologia ao nazismo será analisado pelo Ministério Público (MP-SC) para oferecimento ou não de denúncia.
Continua depois da publicidade