Apontado como um dos principais líderes de uma organização criminosa do Rio de Janeiro, um homem foi preso nesta terça-feira em uma cobertura no bairro Coqueiros, em Florianópolis, durante a operação Lavanderia II, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic). O trabalho foi coordenado pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado (Draco). Os principais alvos da ação eram dois irmãos acusados de comandar o tráfico em duas comunidades cariocas. Com o dinheiro do tráfico, segundo as investigações, eles faziam a lavagem de dinheiro em cidades de Santa Catarina, incluindo o uso de um restaurante.
Continua depois da publicidade
O homem preso é um dos irmãos, enquanto o outro está foragido. Os policiais cumpriram mandados de prisão temporária e sequestro de bens autorizados pela Vara Criminal da Região Metropolitana da Grande Florianópolis. Entre imóveis e valores, a estimativa é de R$ 10 milhões em apreensões.
Esta é a terceira vez que os irmãos são alvo de buscas policiais em Santa Catarina. Nas duas primeiras o modo de ação era o mesmo. Eles mantinham estabelecimentos comerciais abertos na Grande Florianópolis para justificar o dinheiro originário do tráfico no RJ. Em 2006 e 2011, quando foram presos pela primeira vez, os dois eram proprietários de casas noturnas.
Desta vez, segundo o delegado Claudio Seixas Joca, coordenador da Draco, foram alvo da operação quatro empresas, além de nove pessoas físicas. Um restaurante em São José era o usado para a lavagem de dinheiro, de acordo com Joca. O estabelecimento estava fechado desde o começo do ano. Antes de se mudar para Coqueiros, o principal alvo da operação morava em um apartamento de luxo em São José.
As outras pessoas procuradas pela Deic são familiares apontados pela investigação como integrantes do esquema de lavagem de dinheiro. Ao todo, foram três presos temporariamente. As buscas e apreensão ocorreram em São José (05), Florianópolis (02), Palhoça (01), Joinville (01) e Itapema (01). Os policiais ainda apreenderam três carros.
Continua depois da publicidade