Formado por juristas, docentes e profissionais da área jurídica, o grupo Prerrogativas se manifestou neste final de semana sobre a cassação da vereadora de São Miguel do Oeste, Maria Tereza Capra. Os profissionais designaram dois advogados renomados para acompanhar o caso e tentar reverter a situação. Em nota, o Prerrogativas manifestou “absoluto inconformismo” diante da cassação aprovada por 10 votos a um.
Continua depois da publicidade
Vereadora que denunciou suposto “gesto nazista” é cassada em São Miguel do Oeste
“Trata-se da culminância de uma bárbara perseguição imposta à parlamentar, em decorrência da denúncia que fizera contra o aberrante episódio da ‘saudação nazista’ promovida por manifestantes que se concentravam em frente a zona militar da cidade”, diz o grupo na nota. Os juristas ainda lembram que a vereadora e sua família passaram a sofrer constrangimentos e ameaças desde o episódio ocorrido em novembro de 2022.
Segundo o Prerrogativas, “o processo de cassação foi um jogo de cartas marcadas, que tenta encobrir, de maneira brutal, a insanável nódoa da tolerância com o filo-nazismo na cidade”. Para os membros do grupo a decisão terá que ser revertida: “O legítimo mandato de Maria Teresa Capra precisa ser restaurado, assim como é imperativo que haja plenas condições de segurança para que a vereadora exerça o seu mandato. E, acima de tudo, haveremos de banir o extremismo fanatizado de direita, cuja associação com o nazismo salta aos olhos e não pode ser ocultada com a punição daqueles que a denunciam”.
Em nota oficial divulgada neste domingo, a prefeitura de São Miguel do Oeste se manifestou sobre as reações diante da cassação: “Não somos, e jamais seremos, nazistas. Reconhecemos a independência entre os poderes, e não ficaremos calados diante de ataques de quem sequer nos conhece, ou que usa da má-fé para tentar deturpar a realidade. Não nos acovardaremos e nem aceitaremos gestos covardes”, afirma parte do texto.
Continua depois da publicidade
Gaeco diz que não houve “saudação nazista” em protesto no Oeste de SC