A patrola do governador Carlos Moisés da Silva passou pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Sem dó nem piedade, o Executivo colocou em prática uma estratégia que não se resumiu apenas à votação desta terça-feira (21).
Continua depois da publicidade
Desde a chegada do pacotão de reajustes e gratificações, no começo de dezembro, a tramitação foi feita para que as aprovações ocorressem por completo. E foi o resultado dos projetos enviados pelo governo que, apesar de muitos deles serem de concessões para categorias que já recebem altos salários, foram aprovados sem dificuldades.
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A oposição classificou o pacotão de Moisés como “trem da alegria”. Mas não coube somente ao governador o papel de propiciar a felicidade dos servidores contemplados. Os Poderes – TJ-SC, Alesc, TCE e MP-SC – também tiveram propostas com discussões salariais de gratificação aprovadas na Assembleia.
Topo do funcionalismo pede reajuste de benefício à Alesc; TJ, TCE e MP enviaram projeto
Continua depois da publicidade
Ficou claro que a base governista estava obstinada a aprovar não só o que teve origem do Executivo, mas também os demais. A estratégia era mesmo conduzir a patrola pela Alesc sob um custo milionário de boa parte dos projetos.
Só para resumir, a tarde e a noite deste 21 de dezembro tiveram a criação em lei e o aumento do controverso auxílio-combustível para servidores do alto escalão, o aumento de 98 cargos comissionados no Executivo, uma gratificação para juízes que acumulam cargos no Judiciário e a transformação de cargos na secretaria da Fazenda sem concurso.
Estado quer criar cargos de confiança para distribuir dinheiro aos municípios
Isso para ficar apenas em uma parte do que tramitou em velocidade acelerada na Assembleia Legislativa e passou sem a discussão necessária. Foi evidente a falta de tempo para que os assuntos passassem por um debate mais aprofundado. Porque além de conceder os reajustes esperados por algumas categorias há anos, o governo também se aproveitou da oportunidade para entregar um pacotão de agrados.
Para esta quarta-feira ainda estão previstas votações de projetos. Os que acham que a patrola já terminou seu caminho, a estrada segue por mais um dia com a tendência de mais vitórias do governo.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Novo concurso da PM em Santa Catarina depende do aval do governador
Obra da Edu Vieira se consolida na lista das lendas de Florianópolis
Controle interno ganhou status no governo Moisés, mas tem poder limitado