Em anúncio feito no dia 3 de novembro, o governo do Japão divulgou a lista de estrangeiros que vão receber a “Condecoração Imperial de Outono de 2023”. O senador de Santa Catarina Esperidião Amin (Progressistas) está entre eles. O catarinense receberá a medalha da “Ordem do Sol Nascente,
Raios de Ouro e Laço”. Segundo o Consulado Geral do Japão em Curitiba, “esta condecoração é outorgada pelo Governo Japonês à estrangeiros que tenham realizado feitos notáveis em relação ao fortalecimento da relação de amizade como nosso país”.

Continua depois da publicidade

FOTOS: Com novo prazo, como estão as obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis

Como justificativa para a homenagem ao senador catarinense, os japoneses destacam que, “como governador do Estado de Santa Catarina, contribuiu para o desenvolvimento da comunidade
nikkei, através da melhoria da infraestrutura e suporte à difusão e distribuição de informações sobre a
comunidade e a cultura da colônia japonesa local”.

Durante seus três mandatos como deputado federal, afirma o Consulado, e atualmente como senador, desde 2019, atuou de várias formas no fortalecimento das relações entre Brasil e Japão, incluindo períodos como membro da Frente Parlamentar Brasil Japão e como membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

O texto conclui: “Desde o início da sua carreira no Congresso Nacional, mesmo atuando principalmente em Brasília, retornava com frequência para Santa Catarina, participando de diversos eventos nipônicos realizados no estado, tornando-se uma figura indispensável para a revitalização e a melhoria do status da comunidade japonesa local”.

Leia também:

FOTOS: Cidade de SC inaugura mirante 360º com vista para a serra e o mar

Continua depois da publicidade