O núcleo-duro do governo Jorginho Mello (PL) já faz conversas para abrir exceções na regra do Programa de Ajuste Fiscal (Pafisc) que proíbe contratação de servidores até maio de 2024. Uma das possibilidades mais avançadas é a do Corpo de Bombeiros Militar. A corporação tem concurso público prestes a ser finalizado para praças e oficiais. O comando dos Bombeiros tenta autorização para convocar 265 novos servidores em agosto.
Continua depois da publicidade
Governo de SC não fará concursos públicos em 2023; nomeações também estão suspensas
A corporação alega que terá altos custos no final do ano com a transferência de bombeiros do interior para o Litoral na Operação Veraneio. Com déficit de efetivo, a tentativa é que os concursados comecem a formação em agosto deste ano para estarem aptos ao estágio prática no verão, justamente quando a demanda do Corpo de Bombeiros é maior.
Receba notícias de SC por WhatsApp
Um dos grandes pontos dessa tentativa do Corpo de Bombeiros de furar a regra do Pafisc é a possível reação de outros órgãos que também estão com concursos públicos prontos. A tendência é que, se Jorginho autorizar a chamada de Bombeiros, haja pedido dos demais órgãos, o que causaria mal-estar internamente.
Continua depois da publicidade
Na montagem do Pafisc, a secretaria da Fazenda chegou a sugerir que o governo contratasse servidores em 2023 para repor vagas abertas e controlar o déficit. No entanto, o próprio governador foi contrário e pediu que os custos fossem controlados.
Leia também:
Governo de SC suspende nomeações de servidores e reajustes até maio de 2024