Os editais dos programas Universidade Gratuita, que vai comprar todas as vagas das instituições comunitárias de Santa Catarina, e Fumdes, que cede bolsas nas universidades particulares, estão publicados. O Diário Oficial do Estado (DOE) traz os documentos com os detalhes de como funcionará o processo seletivo para os interessados. Os prazos, entretanto, ainda não foram divulgados. Um site do governo do Estado traz todos os pontos do edital.

Continua depois da publicidade

No caso do Universidade Gratuita, por exemplo, o estudante deve atender os critérios: estar regularmente matriculado em curso de graduação nas instituições universitárias cadastradas; efetuar o cadastro que se dará exclusivamente pela internet, no link https://sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br/. Caso o estudante receba bolsa do UNIEDU ou do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) e tenha interesse em realizar o cadastro para participar do Programa Universidade Gratuita, deve, primeiramente, interromper o recebimento do benefício e realizar o cadastramento de acordo com o cronograma publicado no site.

A instituição universitária divulgará o número de benefícios e de estudantes beneficiados pelo Programa Universidade Gratuita, ambos discriminados por curso, em sua página específica no site oficial. O estudante não beneficiado poderá ser chamado, conforme ordem de classificação do IC, desde que haja recurso disponível para a instituição universitária em que está matriculado, conforme portaria específica de distribuição de recurso por mantenedora/instituição universitária.

O estudante beneficiado com integralidade da assistência financeira do Programa Universidade Gratuita, deverá, obrigatoriamente, realizar a contrapartida, por meio de prestação de serviço, com visão educativa à população do Estado, na região onde o estudante cursou a graduação proporcionalmente ao tempo de usufruto da assistência financeira à razão de 20 (vinte) horas por mês de benefício recebido.

As bolsas do FUMDES, destinadas para quem tiver interesse de estudar em universidades particulares, também seguem, na essência, o mesmo caminho e regramento do Universidade Gratuita.

Continua depois da publicidade