O 7 de Setembro não terá desfile cívico em Florianópolis. Normalmente organizado pelo governo do Estado na Passarela Nego Quirido, o evento está cancelado. Da mesma forma, nenhum outro ato público de comemoração da Independência será organizado pelo Estado em Santa Catarina neste ano.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
O governo alega como motivo oficial o fato de que a cobertura vacinal contra a Covid-19 do Estado ainda não atingiu 75% da população, além das análises direcionadas aos casos ativos. Outro ponto destacado vem dos riscos da variante delta da COVID-19, que tem se mostrado uma ameaça potencial.
Sem Forças Armadas
Outros municípios catarinenses também estão descartando desfiles. Um dos motivos é a ausência das Forças Armadas, que geralmente estão representadas nos eventos como grande parte do contingente presente. No dia 5 de agosto, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, publicou uma portaria orientando que as Forças “para se absterem de participar de quaisquer eventos comemorativos alusivos ao supracitado evento como desfiles, paradas, demonstrações ou outras que possam causar concentração de pessoas”.
O motivo alegado também foi a Covid-19. No entanto, o ambiente de tensão previsto para o príximo dia 7 de Setembro, com manifestações favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro também é visto como um dos ingredientes para o recuo por parte das autoridades.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Governadores se comprometem a manter polícias nos limites das legalidade
O clima é ruim entre as polícias em Santa Catarina após Reforma da Previdência
Santur lança pacote de investimentos para incentivar retomada do turismo em SC
“Não vamos deixar de usar máscaras neste ano”, diz secretário de Saúde de SC