Será publicada nesta sexta-feira (1º) a medida provisória (MP) assinada pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, que reduz a alíquota do ICMS da gasolina de 25% para 17%. A alteração também é válida para setores como energia elétrica e telecomunicações. Na prática, Moisés segue a lei federal aprovada no Congresso Nacional na semana passada e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do DC no Telegram
A publicação da MP não seria feita nesta sexta, mas o governo mudou os planos. Inicialmente, a ideia era esperar um posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade do projeto aprovado no Congresso. O próprio secretário da Fazenda, Paulo Eli, havia divulgado esta informação via secretaria de Comunicação do governo.
No entanto, na manhã desta sexta veio a mudança. A justificativa é que a redução da alíquota vai ajudar no controle da inflação. Com a redução do ICMS, a expectativa é que o valor da gasolina diminua ainda mais nas bombas junto com a extinção do PIS/Confins até o final do ano já anunciado pelo governo federal.
Leia mais
Combustíveis podem ficar mais baratos porque tributos serão pelo preço dos últimos 60 meses
Continua depois da publicidade
Mesmo com redução de imposto, leite continua caro em SC; entenda
Sonegadores entram na mira da Fazenda para cobrir rombo bilionário no ICMS