Um café da manhã em Brasília, nesta quarta-feira (4), reuniu as embaixadas de Israel e do Reino do Bahrein, a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e instituições de ensino superior de Santa Catarina (Acafe) e do Rio Grande do Sul (Comung). O encontro foi promovido pela secretaria de Articulação Nacional (SAN) do governo do Estado. A secretária Vânia Franco foi quem comandou a reunião. A proposta é a construção de uma agenda comum das universidades comunitárias com estes países.
Continua depois da publicidade
Segundo a SAN os representantes das embaixadas fizeram uma exposição com informações sobre como funciona a educação superior nestes países. O ponto mais destacado, tanto por Israel e Bahrein, de acordo com a secretaria, foi a ênfase em pesquisa e inovação que resulta no fomento e na forte relação entre as academias, a indústria e institutos de tecnologia.
Bahrein destacou a diversidade nas universidades como um fator positivo com a grande quantidade de alunos estrangeiros – o fato da língua oficial ser o inglês é um grande atrativo para outros países.
A secretária Vânia Franco destacou que de 21 a 30 de outubro acompanhará o governador Jorginho Mello em uma missão oficial aos Emirados Árabes, incluindo o Reino do Bahrein. A ideia da missão é visitar investidores e autoridades locais.
Continua depois da publicidade