Um decreto publicado na última sexta-feira (11) pelo governo de Santa Catarina autoriza a concessão por 30 anos dos Parque Estadual da Serra Furada. A reserva ambiental fica nos municípios de Grão-Pará e Orleans, entre a Serra e o Sul do Estado. Na prática, a autorização permite que o Instituto do Meio Ambiente (IMA) possa prosseguir com o processo para que uma empresa administre a área. Atualmente, o próprio IMA é quem faz o gerenciamento do local. A concessão da área está avaliada em R$ 123 milhões.

Continua depois da publicidade

Pelo decreto “a concessão de uso tem como objeto a exploração econômica de atividades de ecoturismo e visitação, bem como a execução dos serviços de gestão e operação dos atrativos existentes e a serem implantados” no parque. As áreas da reserva ambiental são de 50,45 hectares, o que dá em torno de 46 campos oficiais de futebol.

O documento ainda prevê que “o Estado será representado nos atos relativos à concessão pelo Presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA)”. O ponto mais alto do parque é o Morro da Forquilha, com aproximadamente 1.508 metros de altitude.

Outros locais conhecidos são o Morro do Facão, Garrafão, Gritador, Serra do Minador, Morro do Bugrinho. Por fim, há também a Serra Furada, geoforma que deu nome ao parque. O furo da serra, segundo o IMA tem aproximadamente 45 metros de altura e 8 metros de largura.

Na descrição do parque, o instituto ainda destaca a alta relevância de fauna e flora do parque. Animais ameaçados de extinção são registrados no local, como a jaguatirica e o puma, também conhecido em SC como leão-baio.

Continua depois da publicidade

Com a publicação do decreto, um dos próximos passos por parte do Estado deve ser a publicação do edital de licitação para a concessão da área.