O governador Jorginho Mello (PL) nomeou, nesta segunda-feira (25), a nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). É Gladys Afonso, que foi a segunda mais votada dentro do próprio TJ-SC, no dia 18 de novembro. A decisão ocorreu na manhã desta segunda-feira (25) e foi confirmada à coluna pelo próprio governador.
Continua depois da publicidade
A Lista Tríplice era formada por Alexandre Grazziotin, Gladys Afonso e Monika Pabst, por ordem de votação dentro do TJ-SC. A especulação era de que Grazziotin e Gladys tinham o favoritismo. Nos últimos dias, diversos movimentos foram feitos por pessoas ligadas a ambos na tentativa de convencer Jorginho.
Quem é a nova desembargadora
- Ingressou no MPSC em agosto de 1988 iniciando sua trajetória como Promotora de Justiça substituta na Comarca de Blumenau. Promovida, foi titular nas comarcas de Campo Erê, São Lourenço do Oeste, Araranguá, Joaçaba e Capital. Em 2004 ingressou ao segundo grau, iniciando atuação como Procuradora de Justiça.
- No MPSC, acumulou experiência como assessora do Procurador-Geral de Justiça, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa, Subcorregedora-Geral, Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Corregedora-Geral do Ministério Público, Coordenadora de Recursos Cíveis e Subprocuradora-Geral para Assuntos Administrativos. Foi, também, presidente do Fundo de Reconstituição dos Bens Lesados e do Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Ministério Público. Integrou bancas de concurso para a carreira do MP. Atualmente atua na Procuradoria Civil difusa, é integrante eleita do Órgão Especial e conselheira do Conselho Superior do Ministério Público
- Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ministrou aulas, na Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul), Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e na Escola Superior do MPSC.