Volta e meia surgem informações falsas sobre tornados e furacões em Santa Catarina. Nesta semana aconteceu de novo, infelizmente. E não foi apenas uma vez. Em dois dias seguidos o Estado divulgou notas desmentindo condições climáticas extremas.
Continua depois da publicidade
Primeiro, na quinta-feira (17), a Defesa Civil precisou despender tempo para divulgar que era apenas um boato a informação de que havia ocorrido um tornado na região Sul de Estado. As imagens usadas eram de ventos fortes ocorridos em Tubarão, há três anos. Mesmo assim, correu como rastilho de pólvora por celulares e redes sociais.
Na sexta-feira (17) foi a vez de uma suposta previsão de furacão na costa de Santa Catarina. Novamente, veio a Defesa Civil para acalmar os ânimos e avisar que tratava de uma notícia replicada de 2004. Sim, uma reprodução de algo que ocorreu há 15 anos, na época do Furacão Catarina, veio à tona para assustar os catarinenses.
As duas mentiras divulgadas de forma, inicialmente, maldosa ganharam corpo com o compartilhamento sem confirmação. Pessoas que recebem pelo WhatsApp ou nas redes sociais e repassam sem um filtro. Distribuir mensagens com poucos toque na tela do celular é fácil, difícil é conter o impacto de uma notícia falsa.
Em um Estado tão castigado por fenômenos climáticos, qualquer alerta incorreto pode gerar uma mobilização necessária e expor a população ao risco. Então, faça sua parte: confie em fontes oficiais e veículos de comunicação com credibilidade e checagem.
Continua depois da publicidade
Acompanhe o Prova Real, a iniciativa de fact-checking do NSC Total