Seja em parques, praças ou nas ruas de Florianópolis, uma fruta tem chamado a atenção nas últimas temporadas de verão. Semelhante à jabuticaba, ela pinta o chão de vários pontos da Capital de roxo. Diante da curiosidade que a espécie desperta, a coluna foi atrás de um especialista para descobrir do que se trata a fruta. Segundo o professor de fruticultura da Udesc, Leo Ruffato, trata-se de uma planta originária da Índia. A fruta em si tem vários nomes, como jambolão, jamelão, jalão, kambol, jambú, azeitona-do-nordeste, ameixa roxa, murta, baga de freira, guapê, jambuí e azeitona-da-terra.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O especialista diz que ela é comestível, uma dúvida bastante comum por quem se depara com as pequenas frutinhas caídas. Ele destaca que a folha serve para “diabetes, ação hipotensiva, diuréticas, adstringência, obstipação, leucorréia, estômago, cataplasma em doenças de pele, acalmar prurido e é antiinflamatória”. Já casca tem “atividade antidiarréica, ação inibitória contra atividade do HIV – 1 protease, hipoglicemiante, adstringência e obstipação, e é utilizada no tratamento de hemorragias”.

Os registros da espécie ocorrem em todo o Estado. Mesmo sendo originária da Índia, a planta chegou a outros pontos através da ação dos pássaros, que espalham as sementes ao longo do anos. No Oeste de SC, na região de Chapecó, também há bastante ocorrência da árvore.

O especialista, entretanto, faz um alerta: “A coloração arroxeada do fruto provoca manchas nas mãos, tecidos, calçados e veículos, não sendo indicado o plantio da árvore em vias públicas”. Por isso que mesmo bastante atrativas pela cor e pela beleza, também há que se ter cuidado no manuseio com as frutas espalhadas pela Capital.

Continua depois da publicidade

O período de maior incidência da coloração roxa é entre a metade para o final do verão, que é quando a árvore dá os frutos, conforme Ruffato.

Veja abaixo mais fotos da fruta:

Fruta roxa se espalha por vários pontos da cidade
Fruta roxa se espalha por vários pontos da cidade – (Foto: Ânderson Silva)
Fruta é encontrada com frequência esmagada pelo chão de Florianópolis
Fruta é encontrada com frequência esmagada pelo chão de Florianópolis – (Foto: Ânderson Silva)
Espécie tem árvores altas e chama a atenção
Espécie tem árvores altas e chama a atenção – (Foto: Ânderson Silva)
Quantidade de frutas se destaca
Quantidade de frutas se destaca – (Foto: Ânderson Silva)
Frutas fica caídas em calçadas, ruas, praças e parques
Frutas fica caídas em calçadas, ruas, praças e parques – (Foto: Ânderson Silva)

Leia também:

Moisés vai à Alesc para última mensagem do mandato aos deputados; saiba o que esperar

Delação sobre corrupção em governos de SC abre novas frentes de investigação; veja vídeo

SC fecha acordo de leniência milionário com empresa investigada por corrupção; entenda

Luciano Hang tenta reverter indenização de R$ 300 mil à OAB em julgamento no TRF4