Com apenas uma semana de trabalhos legislativos pela frente em 2023, a Alesc recebe pressão por votações importantes. A principal delas trata sobre o desconto dos 14% do salário dos aposentados por conta da contribuição previdenciária. Nesta terça-feira (12), os servidores públicos estaduais de todos os Poderes se mobilizam para pressionar os deputados estaduais pela aprovação das propostas que extinguem o desconto imposto na Reforma da Previdência aprovada em 2021 na própria Assembleia.
Continua depois da publicidade
Fim da cobrança de 14% a aposentados e Pronampe SC pautam reta final da Alesc em 2023
Logo pela manhã, centenas de servidores se reuniram em frente à Alesc. Uma árvore de Natal foi montada com caixas de remédio, em um crítica ao desconto feito aos aposentados. Perto das 11h30min, o grupo entrou na Assembleia em grande quantidade. A ideia do grupo é estar no Parlamento nos próximos dias, quando se decidirá o futuro do desconto.
A Alesc montou um esquema especial de segurança nesta terça-feira. Policiais militares estão nos acessos do prédio, incluindo a presença de uma unidade especializada da PM-SC.
Os três projetos
Tramitam três propostas diferentes sobre os 14%. Um deles é apresentado pelo deputado Fabiano da Luz (PT). Ele pede a revogação total do desconto. Outro é de iniciativa popular, e foi aceito recentemente pelo TRE-SC. Por fim, tramita também na Alesc o projeto do governo Jorginho Mello (PL), que revoga em etapas os 14% até três salários mínimos.
Continua depois da publicidade
Nesta semana, deve ser decidido pelos deputados estaduais qual das propostas vai avançar. O governo negocia para que o projeto do Executivo seja o predominante.
Veja fotos abaixo da entrada dos servidores na Alesc nesta terça-feira (12):
Leia também:
Alesc fará nova audiência pública para discutir desconto de 14% dos aposentados