Uma ponte esperada há mais de 40 anos não saiu ilesa pelas chuvas fortes em Santa Catarina neste final de semana. A estrutura fica na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, e foi erguida para substituir uma ligação precária que havia no local. Conhecida como ponte das Goiabeiras e localizada na Serra Catarinense, a obra estava pronta e liberada, e aguardava trâmites burocráticos para ser inaugurada oficialmente pelo governo do Estado. O rio Pelotas subiu ao ponto de inundar a construção.
Continua depois da publicidade
Crise na barragem de José Boiteux passa por falha nas negociações e gestões inoperantes
O local é uma ligação importante para São Joaquim, município onde a ponte está instalada. Pelas imagens divulgadas pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e por Mycchel Legnaghi, do portal São Joaquim Online, é possível ver que as proteções das passarelas foram atingidas. Uma parte chegou a ser arrancada pela força da correnteza do rio que passa pelo local.
Ponte terá danos avaliados
O governador Jorginho Mello (PL) chegou a citar os danos na ponte em coletiva de imprensa em Blumenau, neste domingo. A secretaria de Infraestrutura deve avaliar os danos no local para entender a dimensão do problema. Além dos danos, a ponte também sofreu com uma enxurrada.
Segundo Legnaghi, a água cruzou por cima da nova ponte, que tem seis metros a mais que a antiga. O volume de água é algo nunca visto pela comunidade local.
Continua depois da publicidade
VEJA ABAIXO COMO FICOU A PONTE DAS GOIABEIRAS:
Leia também:
Hotel, bar e restaurante de SC atendem os desabrigados pela chuva gratuitamente