A noite de segunda-feira (18) teve clima de festa para o governador Jorginho Mello (PL) em Criciúma, no Sul do Estado. Em evento na AM Master Hall, estudantes e funcionários da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) participaram do evento que marca o começo de um circuito do projeto Universidade Gratuita, que “compra” vagas das instituições comunitárias do Estado integrantes do sistema Acafe. Criciúma e a Unesc podem ser considerados os “berços” do projeto, principalmente porque a presidente da Associação das comunitárias, Luciane Ceretta, é a reitora da universidade local.
Continua depois da publicidade
Café com Ânderson de 19 de março de 2024: notas quentinhas para começar o dia
Luciane foi a principal articuladora da construção e aprovação do projeto dentro da Assembleia Legislativa (Alesc) e na relação com o governo do Estado. A ida de Jorginho ao evento teve homenagens ao governador e discursos enfáticos sobre a importância do programa que entrou em prática em 2023 depois de virar promessa de campanha eleitoral.
A estimativa é que 3,5 mil pessoas estiveram no evento. Segundo o governo do Estado, entre os dados apresentados no ato estão as horas que os bolsistas ficarão à disposição da sociedade, como uma contrapartida qualificada e a meta de triplicar a contribuição das instituições de ensino superior comunitárias a todas as regiões do estado, beneficiando setores como saúde, social, economia, entre tantos outros.
A proposta do circuito do Universidade Gratuita é detalhar os impactos do projeto, que em 2026 pretende ter todas as vagas “compradas” pelo governo de SC.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade