As obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis avançou consideravelmente nas últimas semanas. Os trabalhos chegaram a 97% de conclusão, com 48 dos 50 quilômetros asfaltados. Nesta semana, a comuna esteve no trecho da obra entre São José e Palhoça. Visivelmente, pelo andar dos trabalhos, percebe-se que o cronograma atual deve ser cumprido para a estrutura seja liberada em 31 de julho deste ano.
Continua depois da publicidade
Para que isto efetivamente ocorra, são dois meses e meio pela frente. Os desafios, apesar de menores do que já foram no começo do ano, ainda impõem ritmo acelerado aos 1,5 mil trabalhadores das construtoras que atuam na obra. O maior problema está a partir do encontro com a BR-282 para frente. São menos de três quilômetros de distância que ainda precisam ser totalmente asfaltados.
Nesta região também estão dois elevados que ainda não foram concluídos e seguem em obras. Na parte “final” da obra, no encontro com BR-101, em Palhoça, o desafio começa a ser vencido. O viaduto está bem encaminhado e com acessos sendo asfaltados.
Segundo o superintendente da Arteris Litoral Sul, Cesar Sass, além deste trecho final de Palhoça, o que deve ficar por último é a operacionalização dos quatro túneis duplos do projeto. Um deles, o 4, já está mais encaminhado. Ele fica entre São José e Biguaçu. Os demais ficam em Palhoça. Os trabalhadores estão ficados nos sistemas de segurança e operação das estruturas.
Em junho, conforme o superintendente, uma equipe de manutenção contratada pela Arteris já começará a fazer serviços de roçada. A ideia é já manter a via preparada para a liberação, que ocorre até o dia 31 de julho, com a inauguração ainda a ser marcada. O “corte da fita” da obra deve ocorrer dentro de um dos túneis.
Continua depois da publicidade
A Arteris e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) terão um espaço conjunto para operação no Contorno, neste primeiro momento. Será num contêiner que ficará no trecho de São José. Depois, os dois órgãos vão ter prédios específicos que serão feitos pela concessionária.
Ao percorrer o trecho Sul da obra, que era o mais atrasado, percebe-se que boa parte dele está concluída. Resta apenas o trecho final, em direção à BR-101. No sentido contrário, em direção a Biguaçu, o Contorno pode ser considerado concluído, com pequenos serviços ainda a serem feitos.