A relação entre o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD), e o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), se intensificou nas últimas semanas. Após a operação da Polícia Civil contra suposto pagamento de propina em Florianópolis, os dois intensificaram os contatos e a aproximação para as eleições municipais da Capital em 2024. A coluna mostra, em fotos e com legendas, como isso ocorreu.
Veja abaixo nas legendas os fatos e bastidores da aproximação entre Topazio e Jorginho:
A imagem de um servidor recebendo suposta propina em Florianópolis para liberar uma obra desencadeou operação da Polícia Civil em 15 de setembro. Naquele dia, Topazio Neto (PSD) exonerou o secretário-adjunto da SMDU e o assessor jurídico da pasta (Foto: Reprodução)
No dia seguinte, 16 de setembro, Topazio continuou o gerenciamento de crise e agiu politicamente. Ele conversou por telefone com o Jorginho. O conteúdo da conversa não foi revelado, mas a coluna apurou que a partir dali os dois se aproximaram (Foto: Reprodução/Instagram)
Nos dias seguintes, Jorginho confirmou que pretende ter o PL como vice de Topazio em 2024 na disputa da prefeitura. Nomes como Maryanne Mattos (PL) e Gabrielzinho (Podemos), que vai para o PL, circulam com mais força para a composição (Foto: Roberto Zacarias/Secom)
Nos bastidores, recentemente, Jorginho fez chegar a Topazio uma informação importante: o apoio à reeleição do pessedista passa por um afastamento do atual prefeito do grupo de Gean Loureiro, ex-prefeito da Capital (Foto: Cristiano Andujar/PMF)
Assim, Topazio começa a fazer movimentos neste sentido, mas todos muito sutis. Nada será muito aparente justamente pela preocupação do prefeito de não fazer um movimento brusco em relação a Gean (Foto: Reprodução/Instagram)
Nesta segunda (2), porém, ocorreu um movimento importante. O secretário da SMDU, Nelson Mattos Jr., e a presidente da Floram, Beatriz Kowalski, pediram exoneração. Tanto Nelson como Beatriz ainda tinham vínculos de bastidor com Gean Loureiro (Foto: Divulgação/PMF)
Diante disso, Topazio se aproxima ainda mais da mensagem deixada por Jorginho. Aos poucos, a aproximação entra ambos cresce e se consolida para 2024 (Foto: Roberto Zacarias/Secom)