Com licitação prevista para ser concluída nesta semana, a obra que vai demolir dois prédios públicos no “coração” de Florianópolis já tem os métodos de engenharia definidos. É o que prevê o edital da dispensa de licitação eletrônica publicado pelo governo de Santa Catarina, proprietário da área, para o desmonte das duas estruturas que, até 2021, abrigavam o Procon Estadual. A licitação prevê valor estimado de R$ 342.544,85 para que os serviços sejam feitos. A decisão da secretaria de Administração do Estado de demolir os prédios veio depois de relatórios internos e da Defesa Civil municipal sobre as condições dos dois locais, de três e quatro pavimentos cada um.

Continua depois da publicidade

FOTOS: Prédios no “coração” de Florianópolis serão demolidos por risco de desabamento

Pelo edital, a demolição será feita em etapas. Não haverá implosão do espaço. A licitação prevê que devem ser feitas, inicialmente, as remoções de peças e equipamentos como máquinas dos elevadores, corrimões, louças, caixas protetoras de ar-condicionado, vidros, piso, telhas e outros materiais. Depois disso é que se inicia o desmonte de estruturas.

Está prevista a demolição “mecânica de alvenaria com escavadeira hidráulica”, que é um equipamento usado justamente neste tipo de obra. Para tal, recomenda-se no edital o uso de chapas de compensado para proteção dos espaços e locação de materiais como andaime.

As lajes dos prédios serão demolidas também de forma mecanizada, assim como os pilares e vigas de concreto armado. Não haverá reaproveitamento dos materiais, de acordo com o edital. O prazo total para os serviços é de 90 dias.

Continua depois da publicidade

Proteção do Museu Victor Meirelles

A licitação do governo de SC faz ressalvas importantes sobre a necessidade por parte da empresa a ser contratada adotar cuidados com o prédio vizinho à obra, onde está o Museu Victor Meirelles. Para tal, o edital prevê também materiais que possam evitar danos ao local.

Em trecho dos documentos que fazem parte do edital, descreve-se a preocupação: “Parede da divisa entre o prédio de quatro pavimentos e o Museu Victor Meirelles deverá ser providenciado o rompimento prévio das possíveis ligações e amarrações de elementos construtivos do prédio com as paredes do Museu, cuidando-se para se evitar possíveis danos ao Museu”.

Fechamento dos espaços

Após a conclusão das demolições, a empresa contratada terá que pavimentar os terrenos e colocar portões no local. Os portões devem ser duplos e de correr, com acionamento manual e espaço para cadeado. O aterro dos terrenos deve ocorrer com escavadeira hidráulica.

VEJA ABAIXO FOTOS DOS PRÉDIOS QUE SERÃO DEMOLIDOS EM FLORIANÓPOLIS:

Continua depois da publicidade