Altamente prestigiada, a posse do novo governador em exercício de Santa Catarina ocorreu na tarde desta terça-feira (24). O desembargador e presidente do Tribunal de Justiça (TJ-SC), João Henrique Blasi, assumiu interinamente o comando do Estado em um ato na Casa D’Agronômica, em Florianópolis. Jorginho Mello (PL) viaja na noite desta terça-feira para o Panamá, na primeira missão internacional dele como governador catarinense. Até domingo, ele participa de uma série de agenda com empresários e lideranças locais para discutir investimentos em SC.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina terá governador interino a partir desta terça-feira

Na posse de Blasi, além de familiares e convidados, estavam os representantes de todos os Poderes, incluindo os chefes do MP-SC, TCE-SC, Alesc e do próprio TJ-SC, que fica sob o comando de Altamiro de Oliveira até domingo. O clima no evento resumiu o sinal de Jorginho: o gesto do Executivo foi um agrado não só ao novo governador em exercício, mas também ao Judiciário.

Desembargadores como Altamiro de Oliveira, que vai tomar posse oficialmente como presidente do TJ-SC em 1º de novembro, e Ricardo Roesler, ex-presidente do TJ-SC, estiveram no ato. A coluna apurou que mesmo diante da dificuldade em se marcar uma viagem em cima da hora, Jorginho fez questão de manter o acordo prévio com Blasi.

Os dois foram colegas na Alesc como deputados estaduais. Mas Jorginho também queria sinalizar ao restante do Judiciário porque há assuntos importantes que devem ser decididos pelos desembargadores em breve, como o programa Universidade Gratuita. Nos discursos, tanto o governador licenciado como o governador em exercício usaram um tom pacificador. Blasi deve ter uma agenda de governo muito ligada ao Poder Judiciário. No entanto, estará com a missão de acompanhar os próximos dias previstos pela Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

A equipe do governo ainda espera que até o final do ano Jorginho faça a viagem que foi adiada para os Emirados Árabes. Caso confirmada, ela deve ocorrer na segunda quinzena de novembro. Neste caso, Jorginho vai permitir que Mauro de Nadal (MDB), presidente da Alesc, assuma a cadeira de governador.

VEJA FOTOS ABAIXO DE COMO FOI A POSSE DE BLASI:

Leia também:

Os planos de Jorginho para a liderança do governo na Alesc