Uma sessão da Câmara de Vereadores de Florianópolis que votaria o orçamento da Capital catarinense para 2024 foi suspensa e não concluída, nesta terça-feira (12). O motivo: um bate-boca entre os vereadores por conta da presença de um dos parlamentares, que havia apresentado um atestado médico nos últimos dias e foi até a Câmara para participar da reunião. Diante do impasse sobre a permanência ou não do parlamentar na sessão, o presidente da Casa, João Cobalchini (União Brasil), decidiu terminar com a reunião. Além disso, após o fato, a Mesa Diretora da Câmara baixou uma norma com restrição de acesso ao plenário somente para vereadores em exercício e servidores com autorização.

Continua depois da publicidade

Vereadores de Florianópolis vão votar aumento de 48% nos próprios salários

O bate-boca desta terça-feira começou quando o vereador Maikon Costa (PL) foi ao microfone se manifestar. Cobalchini, então, questionou se ainda estava em vigor um atestado médico de Costa de 15 dias. Assim, o debate se estendeu até que a sessão fosse finalizada sem qualquer votação. Para o presidente da Casa, Costa somente poderia participar da reunião caso tivesse um outro parecer médico que atestasse a condição dele de voltar aos trabalhos.

Já o vereador do PL reagiu e se manteve na sessão durante todo o tempo até que houvesse o cancelamento por conta do impasse. Costa disse: “Entendo que minha presença aqui é importante. Não é porque tenho atestado e estou afastado que não posso estar presente para votar algo importante (Orçamento da Capital para 2024)”.

Durante o impasse, houve posicionamentos dos dois lados, tanto para quem concordava com Cobalchini como quem apoiava o vereador do PL. Alguns parlamentares também criticaram a presença de um agente da Guarda Municipal de Florianópolis dentro do plenário, numa possível ação para a retirada do parlamentar do local, o que não ocorreu.

Continua depois da publicidade

Por fim, o ato da Mesa Diretora publicado no Diário Oficial de Florianópolis desta terça-feira prevê: “Art. 1º Determina que o acesso ao Plenário da Câmara Municipal durante as Sessões Ordinárias e Extraordinárias fica restrito aos vereadores em exercício e aos servidores da Casa Legislativa expressamente autorizados pela Presidência da Câmara”.

Nesta quarta-feira (13), uma sessão ordinária está marcada para as 16h.

VEJA ABAIXO FOTOS DO BATE-BOCA:

VEJA O BATE-BOCA EM VÍDEO DA SESSÃO:

Leia também:

De ponta a ponta: vídeo mostra como está o Contorno Viário da Grande Florianópolis