Depois de uma ocupação feita por policiais militares, uma nova mobilização envolvendo mais forças públicas vai “tomar conta” do limite entre São José e Florianópolis. O local, historicamente, é marcado por ser dominado por usuários de drogas ou palco de violência. Nas últimas semanas, ações começaram a ser feitas para limpar a região e dar segurança. Entretanto, o próximo passo será mais forte.

Continua depois da publicidade

Pessoas vivem dentro de viaduto entre Florianópolis e São José em situação degradante

Na segunda-feira, 1º de abril, uma força-tarefa vai atuar no local. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelo viaduto onde pessoas em situação de rua estão morando dentro, fará obras para fechar o espaço e recuperar o entorno. Para tal, a Polícia Militar estará com dois batalhões na área: o 22º BPM, de Florianópolis, e o 7º BPM, de São José.

As guardas municipais das duas cidades e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também vão prestar apoio aos trabalhos na segurança e nas adequações de trânsito para a retirada das pessoas em situação de rua do local. Em paralelo, equipes de assistência social estarão na força-tarefa para o atendimento a estas pessoas. Será feito o cadastro, acolhimento e orientações. Por fim, as prefeituras farão a limpeza e recolhimento de lixo que fica acumulado na região.

Veja fotos do limite entre Florianópolis e São José:

Continua depois da publicidade