Com o novo aeroporto de Florianópolis aberto a partir deste 1º de outubro, é inevitável a comparação entre os projetos da Floripa Airport, executado em um ano e nove meses, e o da Infraero, abandonado em 2014. O divisor de águas para que o terminal de passageiros saísse do papel ocorreu em 2015.

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Naquele ano, o governo federal desistiu de fazer a construção através da Infraero, antiga administradora da estrutura, para conceder o espaço à iniciativa privada. A autarquia chegou a começar a obra, mas parou com apenas a fundação concluída. Em março de 2017 o aeroporto foi à leilão, vencido pelo suíços da Zurich Airport.

Ao assumir, através da Floripa Airport, a nova empresa decidiu refazer o projeto do terminal. Aproveitou o conhecimento da mesma empresa de arquitetura, mas apostou em um modelo diferenciado, com cores ligadas às paisagens da Capital e um estilo sustentável. Nos últimos meses, inclusive, a administração da subsidiária decidiu construir um boulevard com lojas e restaurantes.

Com o projeto da concessionária concluído é possível fazer uma comparação entre o que foi erguido pela iniciativa privada e aquilo que a Infraero previa para o terminal. Em 2004, a autarquia federal chegou a fazer um concurso público para escolher o melhor projeto arquitetônico de terminal. Um escritório de São Paulo venceu o processo. Os profissionais da Biselli & Katchborian Arquitetos Associados desenvolveram o modelo que seria construído pela Infraero, mas ele foi abandonado por conta da decisão pela concessão.

Veja abaixo a diferença entre os projetos. À esquerda o que foi executado pela Floripa Airport e à direita o que previa a Infraero:

Veja abaixo a comparação por itens:

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